segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mal Tempo em Horta–Açores

IMG_5061

E tradição nos Açores a comemoração do Divino Espirito Santo, é uma festa que começou no Sabado dia 26/05 e foi ate o dia 29/05, onde cada Freguesia (Bairro) tem a sua capela, sua festa do Bairro com comissão de festa que trabalha o ano todo para  tal, e cada ano é de responsabilidade de um Vizinho. A foto acima foi da Freguesia da Praia do Almoxarife onde residem o casal Genuino Madruga e Beatriz com a filha Carolina. A festa começa com uma PROCISSÃO que não tem nada haver com a IGREJA CATOLICA, apos a procissão apresentação da Filarmonica do Bairro, em que durante a apresentação vai-se fazendo um Leilão de Pães, bolos, e ate um Bezerro de modo a custear a festa. No fim aparecem 2 vans cheias de Roscas a serem distribuidas pelos presentes, cada um recebe 1 rosca.

IMG_5095

Segundo moradores tal Tradição Antecede aos anos de 1700, em que os Moradores ofereciam alimentos aos mais necessitados se não houvessem Erupções, Terremotos e Mal Tempo.  Mas este ano uns dias apos as festas o Observatorio Metereologico emitiu um ALERTA de MAL TEMPO, ventos de 50 Knts iam passar sobre Horta, nesses momentos é que da pra ver a Eficiencia e o Preparo dos Funcionários da Marina,, revisando as Amarrações barco por Barco, solicitando ancoras Extras para pontos Criticos e na hora da pauleira estavam por perto. No segundo dia de ventos fortes ouvimos pelo radio o desenrolar de uma operação de socorro à um barco de Tripulação Polonesa, que vinha da costa dos Estados Unidos, que estava nas proximidades do Porto de Horta, a deriva, com o Helice preso a cabos do propio barco,

IMG_0898

Proa Estourada,, batida contra o Enrocamento do Porto

IMG_0903

Leme,, Helice e parte da quilha Danificados

IMG_0900

Segundo o pessoal da Marina, o casco foi perda total, so sendo possivel aproveitar as demais partes e segundo eles o acidente foi devido a panico ou impericia da tripulação, pois apesar do Ventão era possivel levantar algo de Pano, ou ate jogar ancora. Pra mim foi muito doloroso ver um sonho de uma Familia acabar assim.mas o Principal eles resgataram; suas Vidas o resto são accessorios.

Um comentário:

  1. Que bom vê-los aproveitando todas essas maravilhas que conhecemos de perto! Aproveitem muuuuitoooooo!!! Abraços e beijos de todos nós: Sérgio, Jonas e Carol!

    ResponderExcluir