sábado, 25 de agosto de 2012

Peniche à Lisboa

retorno 242

Quando chegamos de um passeio pela cidade a tripulação do Travessia ja tinham partido, encontramos um bilhete de despedida do Sergio Catao, nao fizeram a revisão no motor deixaram para fazer na marina de cascais e de la partiriam direto a canarias. Nos aproveitamos mais um dia de estadia para conhecer a cidade, o forte com um museo onde era uma das prisoes de presos politicos na epoca da ditadura Salazar, coisa que o Brasil copiou na epoca da ditadura de 1964. Na cidade estava havendo uma feira Internacional de artesanato e uma feira livre noturna, imagina a Almiranta se iria perder essa….

Dia 13 de agosto, segunda feira, ANIVERSARIO DA ALMIRANTA, antes de levantar ancora cantei parabens para ela, que saudosa de casa e dengosa agora quer logo chegar ao Brasil, ver os filhos…… saimos cedo 8:00 hs rumo a Cascais , saimos numa velejada boa, vento de N e NW na casa dos 12 knos, muitas boias de pesca pelo caminho que vamos diblando e velando por cima, ja que elas são redes de fundo. Chegamos cedo a Cascais, paramos no pier de chegada que atende tambem a bomba de combustivel, e assim fizemmos o chequin na marina e abastecemos de disel 300,00 euros. Aqui foi o primeiro lugar que pediram copia do seguro do barco, e este ia vencer no dia seguinte, !!!!!!! mas ja tinhamos renovado.

retorno 279

De Portugal cascais foi a melhor marina que paramos, muito organisada, bem localisada, tem apoio nautico, marinheiros de ajuda, um pouco cara 40,00 por diaria, mas na primeira diaria ja recebemos um vinho de cortesia, ja doi menos rsrsrs. a cidade e super bem cuidada, muito turistica, gente de todos os lugares do mundo, e muitas atividades. Aproveitamos o aniversario da Almiranta e jantamos num dos restaurantes que deram apoio ao encontro da Harley que houve em Junho onde estava nosso amigo Nike, Carioca me passando  pelo Facebook o que rolava por la. Um detalhe: o garçom que nos serviu passa as ferias em Itacimirim, na casa de um irmão, e quando viaja leva pão congelado porque  o pão do Brasil não é bom,,,, pode?????

retorno 297

 

retorno 330

retorno 336

muita gente na areia, mas na agua ……. fria…

retorno 318

Forte em frente a marina, historia, restauração, modernismo, hoje um espaço multe usso para eventos. O basico é conservado, mantido e o novo convive com o Historico, não é porque um predio é antigo;; que tem que ser velho… vira peça de museu….. os portugueses souberam resolver essa convivencia.

Passamos 2 dias em cascais, um lugar para se ficar mais, inclusive do lado de fora da marina ha uma praia que é possivel ficar fundiado, mas estamos com presa e fomos para Lisboa  que fica a menos de 10 milhas. Entao no dia 15/08, (festa de Gaxate, terra de meu pai), as 10 hs saimos da marina e fomos velejando para Lisboa, proximo da costa, mas observando as boias , aproveitamos a mare enchente que nos fez andar a 8,1 knos so com a mestra no 3 riso.

retorno 375

Torre de controle do porto de Lisboa

retorno 383

Torre de Belem, o coração bate forte, aqui;  pois ja estive no topo desta torre com meus filhos e meus pais em 1994.

retorno 395

Esta ponte, apos a torre de Belem e o Monumento do Descobrimento de 500 anos das americas, liga Lisboa a Setubal. Mania das pontes portuguesas; em cima Rodoviario, abaixo, Ferroviario, seria um exemplo para a a Ponte Salvador / Itaparica ????? A marina que ficamos foi a de Alcantara, logo apos a ponte, essa ponte provoca uma poluição Sonora incrivel, parece que estamos proximo ou sob uma COLMEIA GIGANTE, muito similar ao ruido das abelhas provocado pelo atrito dos pneus e o piso da ponte, retorno 398

devese tomar muito cuidado para as manobras de entrar e sair das marinas, devem ser o mais afastado possivel dos portais e o mais rapido possivel devido a corrente do rio, pois  quando vc esta meio fora e meio dentro ha uma diferença de vetor de velocidade que pode girar o barco e fazer perder o controle. A marina não tem radio VHF, vc entra escolhe um lugar de amarre provisorio e se dirige no horario de funcionamento ao escritorio, não ha marinheiro para ajudar e o vento pode ser muito forte, entramos numa vaga errada e foi trabalhoso sair e voltar a entrar na vaga certa pela direção e força do vento. Foi para nos ate o momento, o pior atendimento que tivemos, apenas por um funcionario, os demais sempre gentiis, mas tem a estoria: uma laranja podre dentro de um saco, acaba como o resto.

retorno 402

Olha quem estava descansando ha um tempão nesta marina…. o Veleiro ANDANTE, do Fernando e da Paula, que  estão Muchilando pela Europa. Saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário