sábado, 18 de agosto de 2012

Retornando: Vigo à Peniche

IMG_1696

Por aqui demos os nossos primeiros passos de retorno; é a rampa que da acesso á marina, e é por aqui que subirão outras tripulações de Brasucas, pois o que é bom vale  Recomendar. Parabéns á direção da marina San Adrian de Cobres.

IMG_1745

IMG_1751

Primeira Escala, Viana do Castelo umas 50 milhas de onde estávamos, tivemos que motorar a maior parte do tempo pois praticamente não havia vento e quando entrou foi de proa. Já conhecíamos Viana do Castelo de alguns anos passados pois vinhemos a um encontro de Moteiros Harley, foi na área do Camping motos customizadas e ate área de strip, tanto feminina como Masculina, foi onde eu vi a penetração Gay no mundo das Motos,,,,,,,,,, A Marina fica literalmente debaixo de uma ponte e para ter acesso ha uma outra ponte que depende do operador para abri-lá, ha um cais de espera se for o caso., agua boa, mas não ha wifi diária de 22,00 euros por noite. A cidade muito bonita, limpa e segura, vale a pena ser visitada. Para entrar e sair depende da altura da MARE.

Segunda escala, Póvoa do Varzim,  Marina muito boa, com serviços náuticos, ha umas 30 milhas ao sul de Viana internet excelente e free e o preço foi o mais baixo depois de Vigo, 15,00 euros por noite incluso, agua, banhos, luz e wifi. A cidade de Povoa é voltada para o turismo, tem uma boa infraestrutura e a 1 hora de metrô da Cidade do Porto.

IMG_1800

IMG_1802

 

IMG_1792

Este mural foi fotografado de uma Igreja em Póvoa, que esta colocado no fundo e de frente pro mar e acima é um FAROL, amplie e leia, faz menção a uma tempestade que levou a vida de uma centenas de pescadores do povoado, como pode um mar “aparentemente” calmo enganar tantos pescadores de uma só vez ?????? Esse é o mar que estamos navegando.

Despois de conhecer bem a cidade, ir de metro a Cidade do Porto, importante fazer lá excursões de ônibus turístico, 15,00 por pessoa e valido por 2 dias. Conhecer uma adega de vinho e também o centro histórico, levantamos ancora bem cedinho e rumamos para Figueira da Foz, umas 75 milhas ao sul, uma boa navegada com vento de 10 knobs de traves W e NW, passando pelo cabo Mondengo.

 

retorno 161

vista de uma das ponte da Cidade do Porto.

retorno 163

retorno 206 Vista de uma esplanada de FIGUEIRA DA FOZ, foi nesta marina que pagamos ate agora a maior diária e não tem por que ser:  33,00 euros por dia, sem acesso a net, banheiros longe

retorno 207

retorno 208

Praia de quase 500 m de Faixa de areia, tem passarela de madeira pra chegar, banheiros, quadras etc, mas a agua …… gelada.

retorno 231

Cabo carvoeiro, que da proteção dos ventos N e NW á marina de Peniche, fica a 57 milhas ao Sul de Figueira da Foz, é um porto pesqueiro e turístico movimentado, e a marina e pequena, sendo necessário atracar barcos de bordo para atender aos que chegam.

retorno 235

Quem chega fora do horário da marina, ou fica restrito a área interna ou tem que andar uns 3 km para ir a portaria do porto pesqueiro, fazer o registro de chegada, e pegar as chaves dos banheiros e da marina, alias, foi desde o porto anterior Figuera da Foz, que temos que além de fazer o registro na marina, temos que fazer  o registro na Policia Marítima que ficam no interior da Marina.

Nesta viagem temos tido algumas surpresas, e uma delas foi justamente aqui: tínhamos acabado de chegar ao barco depois de andarmos 3 + 3 km para fazer o registro do barco, e estávamos descansando no deck do Maruja, quando ouço uma voz Gritando,,,, Maruja, Maruja é O Catão do Travessia, ……. onde se para aqui???? a marina estava cheia e eles atracaram ao bordo do Maruja. Estavam vindo de La Rochelle, França, levando para o Brasil o novo Brinquedinho do Catão, nada menos que um Benetton Oceanic 41 pes ainda todo protegido para a viagem.

retorno 239

Eu, Catão, o Skiper francês e  ajudante do Skiper no deck do novo Travessia.

retorno 238

Interior do novo Travessia, onde Catão ainda procurava pelos comandos do novo Brinquedinho rsrsrsrs, haja controle remoto….

A qualidade das imagens ficaram irrelevantes em face da euforia deste encontro tão inesperado. O momento era de Comemorar, ou melhor Bebemorar ao sabor de Champanhe genuinamente Francesa. Os DELTAS 36, perderam um Bom Comandante para os Beneton, mas mantenho ainda minha opinião. Nos apertos que passamos precisamos manter contato com tecnicos da Delta Yathes, mesmo as 3 hs da manha, consegue-se isso na Benetton?? e a língua????

2 comentários:

  1. Grande Hugo. Tenho acompanhado sua viagem desde a partida e vejo que voce se tornou um grande velejador num curto espaço de tempo. Que DEUS te proteja neste retorno e estamos esperando para homenagea-lo aqui em Salvador. Se for chegar num final de semana iremos te esperar no porto da barra e acompanhar o Maruja até a Baia de Aratu.

    Sergio Monteiro
    Catamaran "Capitão Caverna"

    ResponderExcluir
  2. Muito legais as fotos ! Aqui em PT , país de marinheiros , com justiça se diz o mundo ser pequeno e grande ... o mar . Boa estada no Porto Santo !!!

    ResponderExcluir