domingo, 18 de setembro de 2011

Partimos rumo a Recife

 

Apos a Almiranta asumir os trabalhos de arrumação das coisas a Bordo, é que acreditei que iriamos Partir, mas não foi mole não. Como ela consegui arrumar lugar para tanta tralha não sei, ate hoje procuro coisa mas que deve estar dentro do barco deve estar…..

Antes de iniciarmos nosso caminho, fomos prestar as ultimas homenagens a uma mulher guerreira que partiu antes da hora aos 45 anos; Celeste Aida, vitima de um Cancer de Medula, deixando 3 joias: Eduardo, Rafael e Fernanda prontos para a vida.

Apos as despedidas fomos  para o clube Aratu no carro de Carina terminar de botar as coisas no lugar e preparar para a saida. Silo meu Cocomandante auxiliar, ira nos acompanhar ate Recife, acredito que seja a para ver se estamos prontos rsrsrsr e as 23 hs chegou com Dan e Davi já que Carina estava a bordo,,,,,,,,,,,,,,,ai é que doeu,,,,,,,,,,, a despedida do que mais amamos nessa vida, nossos filhos, nossa se doeu em mim imagina na Almiranta,,,, tadinha , eu estava com receio dessa hora, e se eu não tivesse feito tanta pressão para a viagem, teria `a abortado.

 

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Conforme nossa programação, acordamos as 4 hs do dia 15/09 e saímos no motor as 4:30 hs com o aviso de saida por debaixo da porta da secretaria, minha programação era fazer uma media de 6 nos/h, Silo achava que podíamos andar a 7 nos, e como ele já tinha voo de volta no dia 17/09 as 21:00 hs fomos atrás dessa media. Saindo do canal do Aratu com a mestra em cima e motorando, chegando no farolete Abrimos a genoa 2 e desligamos o motor, as vezes Motoramos para ganhar altura de boa velejada a mare vazante nos ajudava na saida.

A saida da Baia achamos melhor passar por dentro do banco de areia santo Antônio, mas com muita pauleira e foi na altura de Itapuã que nossa almiranta foi para o sofá dos Mareios 004

colocamos o barco na mão de nosso Bravo Piloto Automático “ JARBAS” seguindo a rota do garmin que ate essa altura não tinha achado a rota no Raymarine, só fomos encontrar na altura Conde. A partir dai ambos nos mostravam o caminho eu prefiro o raymarine, silo o garmin.

Voamos, andávamos com muito vento, então demos o primeiro rizo na mestra na altura de Itapuã, onde o barco estabilizou um pouco mais mas mesmo assim voava, Silo ficou na vigia ate as 23:00hs pois as 19:00 desci para dormir, acordado as 23:00 hs fiquei ate as 05:00 hs quando o sol saiu e pudemos ver o Baby stay, cabo de aço que segura o mastro na altura da Genoa solto e voando ao redor do barco, esse cabo esta como um apoio adicional e serve tb para o uso de uma genoa 3 de garrucho. Havia soltado pois não estava contra pinado, recolocamos no lugar e voltamos ao nosso voo, fazíamos media de 7,8 nos, um mar muito alto, ondas desencontradas de 2,5 m com aviso de Ressaca ate 18/09,, resolvi então rizar a mestra no 2 rizo e a genoa uns 50 %, mesmo assim fazíamos 6 a 6,5 nos com muita onda alta de leste portanto de traves e vento leste. Na segunda noite permanecemos igual a primeira com a almiranta ainda amareada no sofá. Durante algum momento da noite o cabo do enrolador da genoa partiu, permitindo que a genoa abrisse toda e o barco aumentasse o rendimento. Só fui dar conta do fato lá pelas 3:00 hs da manha com o cabo do rebocador a reboque. Pela manha o vento tinha rodado para sudeste, colocamos o barco com vento em popa e enrolamos a genoa na mão, pois com o vento de popa isso e possível, com luvas, suando e o coração saindo pela boca enrolamos a genoa e recolocamos o que sobrou do cabo do enrolador, como queríamos navegar com a genoa rizada, (aberta um certo tanto), estava bom, abrimos a genoa ate onde o cabo do enrolador dava e pronto, seguimos em frente.

Velejamos ate próximo da entrada do Porto do Recife, chegamos por volta das 15:00hs, quando ligamos o motor para ajudar na entrada,,,com uns 5 minutos de  motorando ouvi um alarme, silo não consegue ouvir, esta com um problema serio de audição, o motor esta com a luz de óleo do moto acesa, vou ver e vejo o óleo branco, Diagnostico de Silo e eu Concordo, a saida da refrigeração do motor é do mesmo bordo que navegamos, então essa agua entrou pelo retorno e como navegamos muito adernado, (deitado na agua) entrou agua no motor, dureza,,,,,,vamos ver no que da, mas com isso, tivemos que entrar no porto velejando, dando muitas cambadas ate chegar no Clube PIC, onde jogamos ancora e chamamos o Cabanga, Um Caiaque nos rebocou ate a Piscina dos Barcos, que nos tirou o Brilho da Chegada, chegar rebocado,,,,,,, DOoooooiiiiiiiii, mas enfim chegamos.

Chegamos as 16:00 hs portanto fizemos uma viagem em 59,5 hs

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Precisamos descobrir por onde entrou agua salgada para os paineiros, o barco estava com 2 dedos de agua, e mal chegamos começamos a trabalhar na limpeza do barco

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Um comentário:

  1. Oi amigos, tiveram uma velejada dura e conseguiram vencer com êxito.Venceram a 1a. etapa, estão de parabéns. Estou torcendo para que tudo saia em perfeita ordem e que Deus continue protegendo vcs.
    Gde Abç.
    Lícia.

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