terça-feira, 4 de outubro de 2011

Regata Noronha / Natal

 

Largamos no dia 01/10/11, as 08:00 hs horário do Continente, e 09:00 hs horário da ilha, já que lá e uma hora a mais. A largada para nos foi meio tumultuada; explico: na véspera preparamos todo o barco para a largada, mudamos o combustível de bordo, pois navegaríamos no bordo contrario, colocamos o bote em cima bem amarrado, deixamos todos os cabos preparados, limpei o fundo do barco e mergulhei para deixar a ancora safa, já que a corrente estava presa numa pedra; na hora de levantar ancora meia hora antes da largada, não deu outra; a ancora prendeu no fundo a 10 m de profundidade numa pedra,, não tinha jeito; tinha que ver e resolver; quando puxamos a ancora ela veio arrastando pela areia e prendeu na pedra, tentei mover o barco e puxar, mais o disjuntor desarmava, fiquei com medo de forçar e partir a ancora ou queimar o guincho, então mergulhei no  meu limite de apneia e consegui safar a ancora, subi turbinado e fui para a proa (frente do barco) puxar a ancora, avançamos com o barco para não voltar a prender e levantamos a ancora, fizemos chec in pelo radio e chegamos uns 5 minutos na raia, já dada a largada. Saímos com a mestra no primeiro rizo e a genoa 2 toda aberta, a previsão era de ventos de 15 nos  de sudeste e ondas de 1,5 m de Este o que se confirmou.

A Refeno e esta regata á natal foi toda acompanhada pelos navios: Navio de patrulha Goiânia e o  navio Rebocador Oceânico Triunfo com chamadas pelo VHF as 06:00 hs e as 18:00 hs, além desses navios teve os barcos de apoio: a Lancha Maiami e o barco Pesqueiro Esmeralda.

No segundo dia, dia 02 de Outubro, o mar estava muito desencontrado com ondas de 2,0 m e ventos de 20 nos, com rajadas de ate 24 nos, lá pelas 07:00 hs vendo o vento aumentar, resolvi rizar a mestra no segundo Rizo e a genoa enrolada em 40 %,, uma decisão acertada,, pois cada vez que nos aproximávamos da costa o vento aumentava e o barco voltava a disparar, voamos na frente de um Benetton de 42 pês comandado por 2 squipers. Chegamos na Raia em frente ao Iate clube do Natal as 11:00 hs , fazendo a regata Noronha/Natal em 27 hs. uma ótima performance. A lição que tirei dessa regata é que, não se pode dar moleza para o azar, quando o fundo não for conhecido devo usar uma boia de arringue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário