sábado, 26 de maio de 2012

Navegando: 07 à 13/05/12

 

 

Por do sol, mostrando nuvens densas na Popa do Maruja

Parte do material de Salvatagem (abandono do Barco) a balsa esta sob o Banco do Timão e estas 2 sacolas + o pote contem, alimentos, roupas de neoprene e fogos de aviso, tudo amarrado DSCN0127e preso a balsa. E tudo bem fixo na Popa com uma faca ao lado. No escuro, numa necessidade de rapidez, tudo tem que ser hábil e seguro.

07/05

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Hoje vimos um filme no computador, “Dimensão em Paralelo”, já tinha visto um trecho em Salvador, ajuda a passar o tempo, a noite fechei parte da gennoa com uso do Pau de Spinneiker,, muito vento e desconfortável, mar Alto, desconfiado do que vinha pela frente liguei para o Sergio com o Irídio para pedir mais informações, onde me mandou baixar para 26º N, conforme ultima analise do tempo,, mudei o rumo para 105º, e as coisas foram se acomodando.

08/05

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de 7 para 8 a noite foi tranquila de ventos, mas trafego de muitos navios, o AIS alarmava com insistência, bom para a segurança, no escuro e muito importante, pena que o nosso só recebe informações, não transmite. Um navio que estava em rumo de colisão demorou de atender nosso chamado no radio e mudar de  rumo. Pela manha vi que o cabo de nosso enrolador de genoa estava se partindo, puxei o lado mais próximo, cortei fora o pedaço, ficando a genoa com uma volta sem conseguir desenrolar, devera ser trocado onde puder.Aproveitando a manobra de vela,, coloquei a estorme para testar seu funcionamento por aqui, manteve o seguimento com o barco em pe, com ventos de 10 knts.rendendo a velocidade de 5 knots, ontem fizemos 137 milhas em 23 hs, pois adiantamos nosso relógio de bordo em 1 hora (15º de longitude)

09/05

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Foto do nosso monitor, apos Navio mudar o RUMO. A Bolinha preta é o Maruja, oo Triangulo Cinza atraz é o navio.

Navegamos hoje para leste, rumo 95º. Contato com o Sergio e oo Daniel no Irídio,, passou o Grib (arquivo),, mas não consegui baixar. vento hoje NW aleta, mar alto mas tranquilo. Precisamos encher o tanque de Diesel, mas mar mexido adiamos,, precisamos ligar o motor para carregar as baterias, pois as velas cobrem as placas do sol. pela manha e a tarde mudamos de rumo indo para Norte pois o vento mudou para Nordente.

10/05

Navegação rumo 20º Norte, vento nordeste de 15 knts, mar baixo, mas encrespado, velejamos meio adernado, a tarde tentamos mudar nosso rumo para Leste, mas o vento tinha rondado também para Leste, então ficamos nos 42 º Estamos tentando navegar para Leste mas o vento não tem dado,

11/05

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Veja na linha do horizonte uma velinha.

Navegamos nas mesmas condições que ontem, só que retornei o tormentin, para dar mais conforto a bordo, mas a velocidade caiu para 3 knts. A tarde fazemos contato via Radio VHF com o veleiro Skypper, um 46 pês de bandeira inglesa, com 5 pessoas a bordo, consigo falar em espanhol com Mario que e de Barcelona, vão para Horta estão a umas 20 milhas, trocamos informações do tempo e seguimos em frente.

12/05

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A noite foi tranquila, mas devagar, 2,5 a 3 knts, as 5 da manha, encontramos em nosso traves o Veleiro ZIgZag, um 86 pês de bandeira Inglesa,, indo para Açores e depois Inglaterra, velocidade deles de 9,6 knts, um passeio,,, mas 7 pessoas a bordo,  Tiramos o 3º rizo, fomos para o 2 º , Genoa 2 , rota 30º vento 12 knts Nordeste/leste, mas não deu nem pra ver o rastro srsrsrsrr. As 17:00hs botamos o barco no rumo 110º estabilizou, mas mais tarde ele voltou para Leste e nos descemos para 145º onde ficamos ate as 6:00 hs da manha, quando rodou agora para Nordeste e nos fomos para os 100º, dureza, ventinho safado esse,

13/05

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Hoje dia das Mães, sedo preparei uma surpresa de Bordo para a Almirante, coisinhas bobas, mas para uma mulher com um EGO de mãe Gigante, se tornam valorosas, e não deu outra….. tivemos um dia MARAVILHOSO. Falamos sedo com nossas mães e mais tarde com nossos filhos, quantas saudades,,,,foi o dia todo com som na caixa anos 70, depois musicas de Granada,,,,dia ensolarado, coração apertadinho. Ate o motor que andou dando umas engasgadas, entupiu o tubo de Óleo que vai do tanque para o Racor (filtro de oleo diesel), soltei o tubo, soprei, suguei, fiz sucção com a bomba de trocar óleo, depois bombeei e por fim liguei o compressor de ar que uso para mergulho, rapidinho, pois fiquei com receio de estourar o tanque, e com a insistência da Almiranta que armasse tudo como estava e tentasse ligar,,,,,,,,mas não vinha óleo algum, ate enfiei um passa cabo e nada de óleo ,,,, e LIgoou,,,legal. Não tirou o brilho do dia rsrsrs. E ate dei um susto no Sergio, quando liguei para ele via Irídio para agradecer a mensagem dos dia das mães que passou para a Almiranta, aproveitei e perguntei: Sergio,, sabe como desentupir a linha do diesel? rsrsrsr . Nossa o Sergio ficou super preocupado rsrsrsrsr,, mas já passou.

 

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