sábado, 26 de maio de 2012

Navegando: 14/05 à ??/05

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A foto mostra nosso GPS, (instrumento de navegação), a direita o Leste, veja a seta Amarela indicando a direção do vento e a intensidade para onde queremos ir,,, nesta foto estamos num rumo de aproximadamente 125º , perdendo latitude (N), quando mudamos para Mordeste não da, pois o vento esta rondando de NE á Leste. alternativa seria Norte, mas não sei como esta o tempo lá por cima….

15/05

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Continuamos com o nascer do sol tipo 04:30 hs, na Proa (frente do Barco ) e o por do sol, como nesta foto na Popa (fundo do barco),  Navegando rumo ao Leste, hoje pela manha fizemos contato com o Veleiro Catamarã El Yl, um 46 pês com o skiper Yuri, segundo ele saíram de Anguila no dia 5, também no rumo 110º As 13:00 hs tivemos a primeira onda da travessia a lavar o nosso deck e indo ate a gaiuta (entrada da cabine) dando uma batizada “legal” na cabine. Nossa estatística é se der Proa, ir para Flores e aportar em uns 6 dias.

16/05

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A foto mostra o veleiro El Yl, a nosso boreste, (lado direito), na linha do horizonte.

Passamos ontem sobre a Espinha Dorsal do Atlântico Norte, uma cadeia de Montanhas submarinas que se distribui; desde as Guianas, passa pelos Açores, onde aflora formando o Arquipélago e segue em direção ao Norte.Sobre esta área o mar é muito agitado ficando com ondas altas e uma correnteza para o Sul. Apos isso o mar aplaina e melhora a Navegação.

Soubemos pelo Iridium que hoje é o aniversario de 16 anos da CAROL, e que no ano passado ela passou  o aniversario dos 15 anos, onde nos Estamos,, PARABENS CAROL,” O mundo é dos Jovens” foi no aniversario de 16 anos de nossa filha que ela nos apresentou o 1º Ricardinho, Doeuuuuuuuu. Já avisei ao Sergio para preparar o coração…… Eu comprei um saco de Areia pra socar,, e batizei-o de Ricardinho, não deu muito certo não; pois acabei com uma luxação no braço…… DOIIIIIIiii ate hoje……. isso já  tem 8 anos…..

Mas voltando a rota,,,,,Apos o almoço, verificamos que o vento tinha rondado para Norte e nos começamos a subir, as 17:00 hs já

subindo rumo 70ºN, mestra no Rizo 2 e genoa 2 toda aberta. Hoje navio passa bem próximo ao Maruja cruzando nossa rota pela Proa, (frente), o frio se instala a Bordo e passamos a usar moletons ou casacos. Banho só de Gato e de toalhinhas humedecidas Almoço uma boa Feijoada de Latinha.

18/05

Conforme o aviso do Sergio (Veleiro Travessura, que nos acompanha via Iridium e Spot), o vento Aumentou e girou um pouco mais para nordeste, nos obrigando a adotar o Rumo para Leste e mais ao sul 110º, reduzimos a área velica para tormentin e Rizo 3 na mestra e o mar cresceu (ondas aumentaram para uns 3 m) rajadas de 30knts andamos de 2 a 6,5 knts de velocidade (1knt = 1 milha por hora), o piloto automático perdeu o rumo varias vezes,, as rajadas se tornaram perigosas para a navegação como para a estrutura do barco, pois o caturamento (balanço pra frente e pra traz), era estrondeante, o conforto a bordo é ficar deitado, contra a borde de boreste, (lado direito de quem olha do fundo pra frente), mas com o coração saindo pela boca, nas pancadas de proa e bombordo, do outro lado de boreste, Fechamos os registros do banheiro, pois estava entrando agua pelas saídas do Vaso e da Pia. Tempo nublado mas os barômetros indicavam tempo bom e pressão elevada.

19/05

o Dia amanhece ensolarado, pressão de 1028,7 milibar, temperatura 19,8ºC, noite agitada com muito vento, pirajas e o piloto perdendo o rumo 1 vez, conforme instruções do Sergio, temos que segurar o segmento, diminuir velocidade, “Mais” ??????  pois ha uma previsão de ventos muito forte na ordem de 40 knts acima de 35º N. Não são noticias que queríamos ouvir, pois prevíamos fazer este trecho em 19 dias que completam hoje as 17 hs e a vontade de chegar e muito grande, mas pior é estar no meio dessa Pauleira,,,,,ta louco meu….. Reduzimmoos o segmento, ao mínimo ate o limite de controle do piloto automático não sair do rumo. Vimos no horizonte de Norte um paredão negro da Tempestade que estava por lá,, nossa, nessa hora pensamos de como estariam nossos amigos do Veleiro Andante, o Fernando e a Paula. Todas as manhas nossa ansiedade começa com o aguardo do Boletim Meteorológico do Sergio, com os prognósticos da navegação do dia e dos seguintes, A TARDE  nos passa outra atualização como é BOM ter um acompanhamento deste nível, isso nos acalma, muitas Caravelas anêmonas do mar, navegam rumo ao Leste com o vento de NE, é observando a natureza que o homem tem aprendido e evoluído.DSCN0174

 

20/05

Mudamos nosso Rumo para Norte, rumo 0º, onde onde tivemos muita calmaria, motoramos para atingir o Ponto indicado pelo Sergio, porem as noticias Meteorológicas não são Boas, iremos enfrentar uma depressão que se desloca de Nordeste para Sudeste e não ha tempo para evita-lá, ficamos apreensivos mas vamos em frente.

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Bolo de Chocolate em tempo de Calmaria. que mordomia rsrsrs

21/05

Apos um dia de calmaria, tivemos um dia de PAULEIRA, apos as 12:00 hs iniciamos nosso rumo a FLORES, o mar subiu muito, ondas de 6m, mas a favor nos empurravam pois vinham de alheta em nosso rumo de 28º e vento de SW, atingindo nas Rajadas 36 knts, tiramos a Trinqueta (vela pequena de proa), e ficamos só com a metra no 3º Rizo, mas com o tempo vimos que ainda era muito pano e ainda antes de anoitecer abaixamos toda a mestra e abrimos um pedacinho da Genoa andando a 6 knt enfim …. foi uma noite para ser esquecida, verdadeira maquina de misturar tudo a bordo, nos refugiamos dentro do barco, coloquei o piloto automatico (POPAY) no mais alto grau de resposta (9) e fomos em frente, acompanhando a toda hora o deslocamento de tempestade pelo medidor Atmosférico vendo a pressão baixar continuamente, sinal que vamos em direção ao sistema de Baixa,, não choveu, mas baixou muito a temperatura,, pela manha vimos que a pressão tinha parado de descer, estabilizando em 1016,6 e mais tarde uma leve subida 1017 Mh, achamos que estávamos já nos afastando.

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22/05

O mar um pouco mais baixo, vento também um pouco menos continuamos nosso rumo a FLORES, apenas com parte da genoa aberta, mas bate muito, ela enrolada não da boa orça fica deformada o vento rodou para W e NW aumentando o desconforto a bordo, tivemos noticias pelo Sergio que o Andante esta Próximo mais ao Norte e mais a Oeste. A noite passamos por um sufoco danado, como o mar estava PAULEIRA, ficamos dentro da cabine fugindo do frio e do desconforto, estava de Tal ponto que PARECIA QUE MEU CELEBRO ESTAVA SE DESCONECTANDO DO RACIOCINIO, UM IA PARA UM LADO E OUTRO PRA O OUTRO, SO FAZENDO CONECÇAO ENTRE ELES QUANDO SE SOBREPUNHAM RSRSRSS. Nisso ouvimos a GENOA batendo, quando fui regular estava dividida em 2,  nossa que sufoco, comecei a enrolar o que desse depois peguei o croque e fui pescar a que estava voando, consegui e enrolei de tal maneira que não impedisse nossa navegação. Ligamos o motor e fomos em frente Ventos de 30 Knts com rajadas de 40 KNts,,, e muito vento…….

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23/05

A madrugada toda foi de sufoco,, Mar muito Alto,, ventando muito mas nos estávamos a motor com 2200 giros, sem velas o barco virou um João Bobo, balançava muito. e como café da manha de madrugada, ouço um rangido lá fora, tipo dobradiça de cancela e vou ver, meu coração quase sai pela boca,,,,,,, a “ Targa “ uma estrutura de Aço Inox onde se apoia as placas solares, o motor de popa, onde se ancora o guarda mancebo (guarda corpo) e as capotas, tudo isso estava solto, os apoios de Boreste que são 2, um tinha arrancado todas as 4 cabeças dos parafusos de fixação estava solta e a outra tinha simplesmente partido na solda. ESTAVA NA EMINENCIA DE AQUILO TUDO SE RETORCER E IR PARA DENTRO DAGUA,, E NÃO SEI O QUE PODERIA TER ACONTECIDO. IMEDIATAMENTE gritei para a Almiranta que veio correndo coitadinha, que sufoco, peguei o Motor de popa Mercury 8 Hp,, 56 kg da tarda pelo lado de fora e puxamos para o meio do Cocke Pyte, conseguimos com muito esforço e sorte, a targa ficou mais leve mais ainda assim balançava muito e o risco permanecia, ainda com meu celebro meio Desconectado do raciocínio, peguei a sacola de ferramentas e objetos que tínhamos a bordo pra tentar ver uma solução de fixação provisória,  o que primeiro me veio a mente foi fazer torniquetes, a simplicidade e a RAPIDEZ DE AÇÂO foi FUNDAMENTAL, conseguimos estabilizar a Targa……

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motor deitado no Cock Pyte

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Os Torniquetes fixando a targa a borda falsa.

Apos a Emergência ter passado, ter a certeza que estávamos safos, me senti mais leve,,,, os pensamentos estavam mais claros,,,, o Mar também diminuiu ondas de apenas 2 metros a tempestade estava se afastando. Foi num momento de distensão que ouvi pelo radio um barco de pesca português, tentei contato mas não consegui retorno, nossa transmissão foi captada pelo VELEIRO ANDANTE, em que a  Paula retornou e reconheci sua VOZ, que ALEGRIA,,,,,,,,,, nos já estávamos no mar ha 23 dias,, saindo de St Maartin, eles saíram de Miami, passaram pelas Bermudas eles no rumo Leste, nos nos Rumo Nordeste, e apos momentos de sufoco ….. UM ENCONTRO, numa ENCRUZILHADA OCEANICA,,,,,, se tentássemos marcar isso acho que não conseguiríamos realizar,,,,,, nossa posição rumo a Flores nos indicava uma chegada a noite, se nada mais nos atrasasse, eles iam para Horta com previsão de chegar pela manha,,,,,, mudamos nosso rumo também para Horta,, pois é um rumo de navegação mais favorável vento de alheta, e estávamos com o apoio do Veleiro Navegante, ficamos mais tranquilos, o vento foi baixando ficando na casa dos 15 a 20 knts NW. Fomos descansando do estres..

24/05

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Foto com o óculos reserva  pois o outro partiu a perna na pauleira, e veja que Primavera……. temperatura de 19ºC sensação de uns 15ºC.

A noite tipo 23:00 hs, ouvimos o alarme do piloto, vou lá fora e vejo que estávamos sem piloto, perdeu o rumo , tento recolocar nada, desligo tudo varias vezes, mas nada e isso eu no timão a noite, em noite de lua Nova e o mar ainda Alto estávamos ha umas 60 milhas de Horta, a Almiranta ficava no timão quando eu ia lá dentro, ver se tinha algo desconectado,, nada ,,,, voltava pro timão,,,,e foi aii que percebi: que  eu nunca  tinha navegado pela bussola ….. pode?????? sempre tinha navegado pelo visual ou pelo piloto,,,,, faça um teste vc,,,, tente manter um rumo NA BUSSULA,,,,, dureza amigo,,,,, mas conseguimos por 5 horas manter o rumo de Leste,,,,, ( me lembrei do tempo de CABRAL, COLOMBO, dureza )ao amanhecer dei uma revisão geral no quadro,, mas nada, ai liguei com o IRIDIUM, para o ANDRE, responsável pelas instalações de equipamentos e elétrica da DELTA, no Rio Grande do Sul, lá deveria ser umas 3 horas da manha, ele me atendeu varias vezes, indicando passos de ação e graças as informações dele, eu Mecânico tipo Meia Chave, no meio do Atlântico Norte, consegui fazer o piloto funcionar ,,,, ufa…….mas o GPS não teve jeito, usei o de Beck Up, o Garmin 276 e fomos em frente.

Meu pai dizia: O Rabo da vaca é o mais malo de descascar …………. “ o fim é sempre o pior …..” Verdade ,,,,, 24 dias de navegação, os 3 últimos só tipo Montanha Russa, muito estresse,,,, mas os outros 21 foram um passeio.

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Valeu MUuuuuuuuito minha gata, você é D+

 

Bebemorando as nossas Chegadas, e esse encontro Enigmatico na Encruzinhada  do Atlântico Norte. Dois Deltas 36, partindo de pontos diferentes( Maruja de St Maartin, Andante de Miami) chegam Juntos a Horta nos Açores,,,, basta ou quer mais ?????????DSCN0250Paula, Caty e o Fernando

VALEU…… UUUUUUHHHHHHhhhhhhuuuuuuuuuuuuu

3 comentários:

  1. Amigos, ficamos felizes por vocês e adoramos esse relato maravilho. Um grande beijo, Lucia e Nelson

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  2. Estamos acompanhando diariamente os blog's (Maruja e do bar pro mar - Andante) e ficamos felizes em saber que estão juntos comemorando mais um sucesso de travessia.
    Aguardando mais novidades.

    Att,
    Eduardo e Alessandra
    Natal - RN

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  3. Oi amigos, mais uma aventura sensacional. Continuo acompanhando seus passos e torcendo para que tudo dê certo.
    Amiga seu sorriso diz tudo; só felicidade.
    Gde bj e abrção.
    Lícia

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