sábado, 26 de maio de 2012

St. Maartin–Açores, 30 a 6/05/12

 

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  • Apos um dia corrido, com inúmeros compromissos, revisar computadores com o sistema iridium, dar saída na emigração na marina lado francês, abastecer de diesel, gasolina, e agua, por o bote pra cima, prender e revisar tudo, mas conseguimos; dia 30/04 na abertura da ponte das 16:30 hs, saímos pela ponte que entramos; com o coração acelerado e miudinho,,,,,as 17:00 hs levantamos velas, saindo rumo a Anguilla, vento leste, 17 knts, resolvemos ir direto, passamos por Anguilla e a Dog Island, já na penumbra,,apos ingerirmos algo para jantar, o mal estar foi geral, vomitei tudo, o que ajudou a passar o mal estar. Fomos orçando rumo 36º  ao lado de um veleiro Neozelandês navegando a 1/4 de milha a noite toda, e no  fim do dia  01/05, já orçávamos a 50º , e o outro veleiro seguiu.

02/05 – Já orçamos a 57º , velocidade de 4,7 knots, com riso 3 e genoa 2 toda aberta. Temos agua salgada nas cavernas de bombordo, não sabemos por onde esta entrando,, faço limpeza e  retirada a cada 12 hs, imagino que venha pela popa, pois carrega algo de óleo diesel e estamos com óleo diesel no paiol de bombordo; também vem um pouco da proa, entre o colchonete e o tanque. Retiramos tudo dos paióis para facilitar os trabalhos de limpeza e vistorias.

03/05

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Entramos numa área de pouco vento, e o que tem e contra, então motoramos desde o meio dia, num mar tipo tapete, nosso rumo é 50º , aproveitamos para por um pouco de ordem no barco e escoar toda a agua dos porões de bombordo.

 

 

05/05  - Acordamos com o barulho das velas panejando as 5 da manha, entrando vento,, desliguei o motores fomos velejando; FORAM 40 HS DE MOTOR, com o coraçãoDSCN0085 apertadinho, pois o Diesel é escaço e a bordo vale ouro, mas já tinha ideia de que isso ia acontecer pois nos relatos do Luthier, o Dorival já alerta para esse ponto,, uma área de muito motor.

O vento entrou de Oeste e conforme instruções do Sergio “ Travessura ” rumamos para LESTE, com o aviso de não subir acima de 27ºN.

AVISO IMPORTANTE:

Antes de Sairmos de Salvador, já estávamos com o telefone via Satélite IRIDIUM, emprestado pelo Sergio do Veleiro Travessura, o qual acompanhamos Virtualmente toda a Viagem, e combinamos que ele nos acompanharia nas TRAVESSIAS. Eu deveria comprar os créditos pré-pagos 500 min aproximadamente U$ 750,00 em ST Maartin, no Brasil sairia por R$2800,00 PODEEEEEEe?????? um ABSURDO isso.

Mas além dos minutos deveria instalar o Soft, o qual eu já tinha feito, mas faltava testar. Os problemas surgiram que: A empresa que fazia isso lá em St Maartin, fechou,, ficando o representante em Marriott, lado Frances,  da Budget Marin (loja de peças nauticas) com esse serviço. Acertamos a instalação com o apoio de um tradutor em Espanhol, tudo instalado com um monte de observações de manter o MINIMO de tempo conectado. Este serviço permitiria baixar os arquivos de meteorologia do GRIB, compactados num mínimo de tempo , em qualquer ponto do Oceano.

Fui com tudo pronto para o barco, e de lá no dia seguinte fiz um teste completo, tudo funcionando. Tudo muito rapido, para não gastar os creditos. No dia seguinte usei o computador com uma conecção via celular para usar a internet, tudo certo. Mas no dia seguinte nada funcionava; iridum, internet via celular, tudo dava pau; levei novamente o computador e mais um de reserva para o Frances refazer tudo, mais ai tomamos um chá de espera de 3 dias. No dia marcado, acabou fazendo tudo comigo, funcionou tudo inclusive o de reserva, Baixamos um arquivo que me ajudou bastante nos primeiros 5 dias, pois ficou armazenado no computador. Nesse dia foi o dia que resolvemos sair,, havia a janela Meteorológica, havia um consenso no Lagoom e resolvemos Partir.

Acreditem, passei os primeiros 4 dias tentando baixar os arquivos nenhum dos 2 computadores conseguia baixar o arquivo, mensagem de erro: porta não abre; conflito com a porta 1 !!!!!!!!!!! PQP X 10000, gastei mais de 100 min tentando baixar e nada, no meio do oceano !!!!!!

O Sergio, desde nossa partida tem sido nosso Anjo Guia, dando o rumo a seguir nos mantendo longe do Mal tempo, via MSN do Iridium. As alternativas foram os arquivos que tínhamos em arquivo em nossa maquina, que nos podia dar uma estatística de ventos, o contato com outros Veleiros que não foram poucos, nisso o AIS nos facilitou muito, pois dava o nome do barco, tipo etc.¨

06/05   Nossa rotina a Bordo, tem sido bem liberal, eu fico com a navegação, velas etc… a Almiranta com a alimentação, enxoval,, não temos hora de dormir ou acordar o corpo é que diz e o momento é quem  comanda,, hora de arrumar velas, comer. As velas não tem dado muito trabalho hoje vento de aleta / popa, mudando para traves, Norte; pois nosso rumo é 90º( Leste) , o por do sol de popa,, nasceu na proa. navegamos com o riso 2 e genoa 2 em 80% com o uso do pau de Spineiker, vento de 8 Knot. Barrometros indicam queda de pressão sinal que a baixa esta por perto.

As 13:00 hs faço contato via AIS com outro veleiro,, ANACORA, cujo skipper keby,, so fala ingles, e eu meia boca,, via radio,,,,,mas nos entendemos ele estava no rumo 50º (nordeste) , pedi informações de vento, me informando de uma baixa em 30º N, Talvez seja isso o que o Sergio nos informou de não ultrapasar os 27º N. Almoço hoje Macarrão com Carne queijo Ralado,,, delicia.

Um comentário:

  1. Excelente postagem, gostei dos detalhes dessa travessia conturbada, porém, chegando ao destino com total segurança. Acompanhei diariamente.
    Felicidades e sucesso na próxima atravessia.
    Qual o destino agora???

    Att,
    Eduardo e Alessandra
    Natal- RN

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