terça-feira, 15 de novembro de 2011

Iles du Salut–Tobago

 

Levantamos ancora as 12:30 hs do dia 09/11, para navegar 600 milhas, na nossa previsão inicial 92,5h com media de 6,5 knot, prevemos chegar dia 13/11 s 8:00 hs. Nossa rota foi feita do ponto de chegada á ilha á um ponto ponto a sul de Tobago, Scarborough porto de entrada, porem exeminando todo o percurso numa escala detalhada. As priemiras 150 milhas navegaremos numa região muito raza, com barcos  de pesca pelo caminho e naufragios, que ficamos de olho pelo caminho.

10/11

IMG_0691

Hoje fizemos 130 milhas em 24 hs, parte pelo casco sujo, parte pelos ventos fracos de 5 a 9 nos. Consegui finalmente consertar o vaso sanitario, diagnostico: estava travado, e ao montar apos a limpeza fiz algo de errado e aprendi com o erro. A luz do problema, foi relembrando uma conversa com o Eduardo do Veleiro Amazonas, ele me disse que tmbem apanhou muito para pegar a manha da colocação das escovas, ontem tambem eu dei uma limpeza no ventilador da sala e dei de CARA com um par de escovas do motor, peguei a manha e apliquei na manutensão do vaso, pinba, deu certo, so que eu tinha montado o rotor invertido e travava, só funcionava com a polaridade invertida e depois travava, só funcionava com a polaridade invertida mas logo parava porque aquecia. Hoje consegui montar tudo direitinho, ja posso cobrar U$ 100,00 por conserto ou tentativa rsrsrsr. Hoje noo fim da tarde mudamos nosso rumo totalmente sob suspeita de perseguição; um barco pesqueiro que seguia nosso rumo paralelo, as vezes vinha em nossa direção, depois retornava, tracei um um rumoo para atraz da popa dele, nos afastando, depois percebi detalhadamente no radar, o bservando as manobras: acelerava ate 24 knos e depois reduzia para uns 2  knos, cheguei a conclusão que tudo era uma manobra de pesca; mas oq eu me deixou preocupado, foi ele ter apagado as luzes, nos estavamos navegando em todo esse trecho com todas as luzes apagadas e todos os ALARMES LIGADOS, inclusive o do banheiro rsrsrrrs

11/11/11

Uma data enigmatica, e nos navegando com velocidade abaixo do esperado 5,2 knos, fizemos 128 milhas nas ultimas 24 hs, isso porque ussamos o motor ate o maximo para fugir dos barcos de pesca de arrasto, uns chegavam a fazer 40 knos conforme dados do radar. Uma mal Noticia é que o Motor do Vaso sanitario esta Vasando, vou ter que cobrar mais U$ 100,00 pois é nova desmontagem,,,,, novo orçamento,,,,,, pelos meus calculos deve ser o selo mecanico,,, se é que tem, eu não vi nenhum,,,, pois o liquido impuro e contra perfumado esta saindo pelo buraquinho do motor eletrico,,,, e o cheirinho no barco NOCAUTEOU a Almiranta, tô ferrado ….. e sem vento…. No fim da tarde aguardava o surgimento da lua e nada, desci fui dar uma olhada no Radar e vi uma nuvem se aproximando por onde devia estar a lua, saio e vejo a pauleira que vinha, mal deu tempo para preparar as velas, começou o vento de popa, so com a mestra no 2 rizo, sem genoa, andamos a 8,3 knos ventos de 24 knos de popa, imagina se fosse de proa!!!!! foi pauleira a noite toda subia, descia era nuvem parecendo algodão e  o mar crescia, fico na duvida se é melhor com vento de 6 knos ou essa pauleira?  os golfinhos que tinhm sumido nas aguas rasas apareceram novamente, e estes mais tranquilos,,, nadam mais lento, ou sera pelo barco tambem mais lento??

12/11

Amanheceu com pouco vento, rodou para alheta de bombordo, lendo o livro: meteorologia e Oceanografia de Paulo Roberto e Carlos Alberto, tem um capitulo que fala como se localizar numa tempestade e como proceder: no que me diz respeito neste momento, estou no semicirculo perigoso pois estando no hemisferio norte, aqui os ciclones giram no sentido anti horario e os ventos estao rondando no sentido horario, travez de boreste, alheta de boreste, popa e agora alheta de bombordo; me situando no semi circulo perigoso. Recomendação , navegar em rumo que te coloque os ventos na bochecha de boreste, navegar na maior distancia  e se for obrigado a capear faze-lo com mar de proa. Só que nunca capiei não sei como fazer, tem que ver isso em outro manuar rsrsrsrsr, estou com ventos muito fracos, ate falta de vento, agora tem uns 5 knos, mas quando vem a pauleira vem com tudo. Nesse capitulo fala do Marulho, das ondas, confere com a direção mas não são constantes, estamos velejando a 3,5 knos. na verdade o Clima daqui do norte é totalmente diferente do nosso, formação de nuvens, Com um calor danado e com o banheiro interditado o jeito foi ussar a popa, descaregar a consciencia, …depois de alguns minutos…. tomar um banho de agua salgada para refrescar e fazer um copper ao redor do Maruja,,,, quanta saudade de andar ……rsrsrsr Hoje o almoço foi macarrão com carne,, estava bom mas o calor esta irritante. Primeira coisa a fazer neste barco é colocar um gerador de modo que resfrie a cabine, acho que um tanque de disel extra deve vir junto rsrsrs. estamos á 09º09´N, 057º43´w, acho que tem haver com a convergencia intertropical do equador ainda.

13/11

Arrumamos as vels e seguimos á 5 e 5,5 knos/h, ventos de 12 knos NE, os alisios sem a influencia das frentes que estavam nos acompanhando, ondas de 1,0 m de popa, com uma corrente de 1 a 2 knos/h. Hoje as 12:30 estamos a 102 milhas de Tobago, vamos chegar numa segunda feira,, durante o horario normal para não pagar a multa por fim de semana ou fora do horario, hoje a tarde assistimos o Dolar Furado, um filme do repertorio de Sr Walton. ja no fim da tarde começou a vir frente atraz de frente de chuva e ventos, passei a noite regulando velas e preparando a Chegada a Tobago, na cidade de Scarborough, Bandeira amarela ja separada, e esperamos desembarcar para comprar a de Trinidad-Tobago. Tudo revisto e rota de chegada.

14/11

Madrugada tensa, chegamos sob uma Pauleira de Chuva, mas no horario e no caminho certo. veja o visual de chegada.

IMG_0693

IMG_0697

essas fotos antes da chuva, chegamos ate onde podemos ir, mas onde?? onde parar??? do lado direito tem o pier da patrulha Maritima, me aproximo cautelosamente, comprimento o pessoal de plantão e pergunto no meu Ingles Bahiano, eles me entenderam ok,, mas eu não entendia nada, veja isso a bordo de um baro e eles no pier e não podendo parar pela correnteza,,, aponta daqui, aponta dali  e eu vou para um ponto que achei que eles me indocaram,,, so ouvi os gritos DANGER !!!!!! puts fudeu……..ia parando num pier, era a gaveta do Ferry Boat,,,, voltei la e so entendi “fundeition, ancor” e apontava para a direção de um caiaque fundeado, quem nos safou foi um rasta que estava no caiaque. Por fim joguei ancora proximo ao caiaque, baixei o bote, baixei o Negão, FUNCIONOU …… ufa,,,,,,,,,peguei os documentos, passei pelo rasta agradeci muito amavelmente, “Thanks my brodrer, you is good” fui ate os policiais que me indicaram o que já o “Rasta” me tinha dito, devo deixar o dingue num pier de pescadores e ir pelo caminho, na saida é o Costume, sou bem atendido, mas o senhor que nos atendeu, disse que a parte dele era so depois da imigração, e nos ensinou o caminho da emigração que fica no primeiro andar do Porto, um predio do Porto um telhadão Vermelho. Fomos os primeirões, pergunta daqui, achamos, são 3 formularios, 2 em 4 vias, tem papel carbono, e 1 em 2 vias. Preenchemos tudo, aguardamos o rapaz que saiu,, e tome maçada, depois entendi o porque, os Carimbos, só chegaram mais tarde com um outro rapaz que deve te-los levado para casa no caso de um “extra”. Tudo ok, voltamos a Costume, e mais um formulario tudo em ingles,,,,, esquei de levar o dicionario, e o tradutor do celular não esta funcionando, o rapaz disse que tenho que pagar uma taxa de 207,00 Dolar TT, que é U$ 1,00 =  UsTT 6,00  ou seja R$ 67,00 e mais uma outra taxa de UsTT 170,00 de saida + UsTT 50,00 de ancoragem !!!!!!!!! pode??? cobra por eu ussar minha ancora,,,,,,,,e eu pensando que os latinos são Foda,,,,,,,,,, Resolvido Tudo,, fazer o que??? Fomos almoçar no SabWay,,, UsTT 47,00 o grandão BTI com uma Coca Cola, encontramos com um Italiano que estava no Iate Clube de Natal e que nos passou algumas dicas. Amanha vamos mudar de Baia, aqui e suja, e estamos so, coisa que não é boa para cruzeirista. seguindo a dica do Italiano vamos para o bay de Forte Milford la tem um casal de ingleses que dão apoio aos cruzeiristas, pretendemos dar uma volta de onibus na ilha e depois fazer a nossa saida em direção á Trinidad, onde deve estar o pessoal do Veleiro Amazonas. O catamaram  Moonwalker, deve estar na ESTREMIDADE NORTE DA ILHA, que segundos o relato de Italiano é bem mais aprazivel , tem praia e os veleiros estão por la. O que eu acho horrivel é que todas as vezes que vc muda de ancorgem aqui tem que se fazer a imigração e os caotumes, pagar e tomar maçada, se perde uma manha ou uma parte para cada vez,,,,, um absurdo.

Ha algum tempo,,,estavamos Nos e a familia de Marcos Mascarenhas numa festa na ilha de Itaparica, atraz do mercado estava cheia e tocava uma banda de Reggue, ja naguela epoca ja pensavamos em viajar juntos pelo Caribe e eu fiz um Comentario : “ Marcos,, estou me sentindo no Caribe !!!!  o que tenho a dizer nessa primeira aterrizagem aqui em Tobago, é que se quer sentir Tobago, vá no Bairro da Liberdade num ensaio do Yleiaê. Com o fato que aqui eles estão sob o toque de recolher  a Noite, pauleira ou quer mais?? jantamos no Maruja sob os efeitos da Champanhe que kize nos deu para comemorar o primeiro Porto estrangeiro, com sobremesa de chocolate em corações,,,,,  amanha tem mais rsrsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário