quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Grenada–Carriacou, Tyrrel bay

 

 IMG_3440

Saímos de Grenada no dia 26/11, rumo a carriacou, por Barlavento,, pois achávamos que não íamos precisar motorar, e ao mesmo tempo estariamos longe da área de exclusão devido ao vulcão em atividade,  motoramos por umas 3 horas ate achar condições de um bordo para velejar pois as primeiras 15 milhas foi vento na cara, e pôs isso foi orça fechada com ventos de uns 15 nos,, mas apos algum tempo entrou uma frente de tempestade que nos fez enrolar genoa, chuva e trovão,, mas isso passa logo e chegamos a primeira enseada abrigada de Carriacou, Tyrrel Bay, uma agua limpa, mas ainda verde, com uma vila no fundo da baia, Jogamos ancora e fomos fazer um lanche almoço, caty fez farofa com ovos e sardinha em lata, com pão, uma delicia, mas quando nos demos de conta olha nos garrando indo para o oceano,,, folgamos ancora mais umas 5 vezes e todas não seguravam, tem uma alga cobrindo todo o fundo que não permite da ancora prender, agora entendo a observação de Eduardo zanella, que todos tinha que usar aqui a ancora Delta, mas quem não ouve conselho, depois ouve coitado……. Então resolvi pegar uma boia livre, e foi nosso alivio, pois a noite foi de muito vento. pela manha resolvo tirar a nossa Bruce, pela outra Fortress (a melhor ancora do mundo), propaganda de venda, vamos ver como ela se comporta. enquanto trocava a corrente apareceu um pescador dando bom dia, ok, good morning, daqui a pouco ele vem me perguntar porque eu tinha pego a boia que era dele, expliquei num inglês bem baiano, mas não teve jeito me cobrou U$ 20,00 ou EC 50,00 pela noite, me senti roubado, disse que ia chamar a policia, mas pra me livrar do stress paguei e fui embora. Agora é a vez do coitado…… PQP #@!*%&¨%, traduzindo isso deve dar num palavrão. Saímos e fomos em direção á Sequia.

CARRIACOU – BEQUIA, Admiralty Bay, Porto Elizabete é a cidade, foi 35 milhas de velejada gostosa, para compensar o stress da manha, chegamos por volta das 15:00 hs agua cristalina, da pra ver o fundo com 7 m mas quase que só se vê a alga, e um ou outra abertura de areia, no guia já chama a atenção para o problema de garrar, aconselha a alugar uma boia, e quando estava perto, chamo a marina local, quem me atende me diz que a marina no domingo é fechada , mas que ele é o responsável no momento, e estará me esperando para me mostrar a boia de amarração, quando estou perto, já tem um rapaz com um bote me esperando e me leva ate a poita, valor da noite U$ 20,00 ou EC$ 50,00, pago no ato, parece já ser um valor estabelecido por toda a região, desta vez já sem stress.IMG_3452

O turismo é a base da economia deles, e essas boias, é um dos pontos principais, dormir com segurança e ajudar a economia local, para não se tornarem  outras  Somália. Lindo o lugar, não era a toa que a baia estava lotada de catamarãs e Veleiros rsrsrsrsrs.IMG_3470

mas o comercio estava todo fechado, apenas aberto os restaurantes, muitos pontos para amarração do dingue, um bom local para ficar mais tempo, mas nos vamos subir, chegar logo a San martan. Deixamos tudo arrumado para sair assim que o sol nascer.

BEQUIA – St. LUCIA, Os Pitons, Soufriere, saímos as 05:30 da manha o sol ainda nascendo, 45 milhas de navegação não paramos em St. Vicent, distancia curta, não vimos nada no guia que nos chamasse nossa atenção e fomos direto para os Pitons, o Galdo do veleiro Baleeiro, nos deu muitas dicas e entre elas as poitas do parque nacional, onde NÂO é PERMITIDO JOGAR ANCORA, o guia fala disso, as cartas Náuticas, mas no guia nos chama a atenção das gangues locais de garotos nos botes, querendo vender as poitas, cobrar para entregar a boia ao barco e etc.…., assim que já estávamos meio preparados para a chegada. Assim que avistamos a primeira baia entramos e fomos em direção a uma boia livre, assim que aproamos em sua direção um desse barquinhos rápidos foi tb em sua direção e ficou segurando, nesse momento ouço no radio um barco chamando os Rangers náutico, Policia náutica, e assim que nos aproximamos do rapaz segurando a boia , velo uma outra lanchinha ao nosso lado, nos acompanhando e os dois começam a discutir,,, passo da boia e procuro outra, não acho e o Ranger já estava no local, pedi informações sobre boias livres e ele me indica a próxima baia, pena que a agua nessa era super. cristalina e um local bem cartográfico. saímos dessa, entramos na próxima e lá havia muitas boias, escolhemos uma ao lado de outros barcos já apoitados e nos fixamos tb em uma; mal acabo de fazer a amarração chega um grupo de 3 rapazes numa outra lanchinha, me cobrar pelo uso da poita, me mostra que ele faz parte de um grupo ecológico, é guia local e se propõe a me mostrar a região. Para não haver stress e também ajudar concordo em pagar , já que já tinha pago 2 vezes, e quero pagar em EC$ 50,00 ; eles não tinham troco para a nota de EC$ 100,00, ficaram de voltar para me cobrar e trazer o troco dos EC$ 100,00. Vai escurecendo e cai uma tempestade de relâmpagos, trovão e vento, e fico achando bom não ter desembarcado como os outros barcos fizeram,, maior pauleira, a noite toda, acabou com a festa que tínhamos ouvido tocar em terra. tipo um ensaio de carnaval.

IMG_3494

IMG_3493

Resultado, os rapazes não voltaram, nos saímos as 5:40 hs da manha, mas deixamos uma garrafa pet com EC$ 15,00 e um bilhete:  I´m sorry, but is all we have change, Good bay. amarrada na poita. Se ele pegar, pegou. Se não outro dançou.

Um comentário:

  1. Oi caty e Hugo!!! que paisajes más bonitos!!
    Por aquí todos bien con ganas de que llegen las vacaciones de Natal. Silvia va con su novio a visitar a Irma a Francia e Irma viene el 17 de este mes pra psar aquí la navidad.
    Mis padres bien, ¿qué tal Carina, Davi e Daniel?.
    Moitos beijos de toda la familia.
    Leti.

    ResponderExcluir